Poupatempo
GUIA DE INFORMAÇÕES
Pesquisa por nome:
Comunicados

E-mail falso do Detran.SP volta a circular

OBRIGATÓRIO INFORMAR AO CIDADÃO

 

 : 14/02/2014

 

Um e-mail que voltou a circular trata de uma suposta suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), informando que o condutor atingiu 21 pontos e que o extrato das multas está em um link ou arquivo anexo (mesmo caso descrito anteriormente). A mensagem também orienta o cidadão a entregar a CNH em uma `agência` do Detran.SP.

 

O Detran.SP não manda e-mail para condutores que atingiram a pontuação máxima permitida na CNH, que é de 20 pontos, no período de 12 meses. A notificação é feita por carta, enviada pelos Correios, e também por meio do Diário Oficial do Estado (com a publicação do número da habilitação do motorista). Além disso, o condutor terá direito a apresentar defesa, antes de entregar a habilitação.

 

Outro ponto importante a respeito dessa mensagem é o e-mail do remetente (contato@detran.gov.br), que não existe. É fácil perceber que o endereço é falso observando o trecho depois do símbolo de arroba (@). Os Detrans são órgãos de trânsito vinculados aos governos dos Estados e do Distrito Federal. Logo, todos os Detrans têm em seus e-mails oficiais a sigla do estado ao qual pertencem - o que não é o caso desse endereço.

 

Além disso, a terminação .gov.br só é utilizada por órgãos do governo federal e não existe um `Detran federal`. Tanto que o endereço www.detran.gov.br não existe. 
 

CANAIS OFICIAIS - É importante esclarecer que o Detran.SP só envia e-mails para responder as manifestações enviadas pelos cidadãos aos seus canais oficiais de atendimento: Disque Detran.SP, Fale com o Detran.SP e Ouvidoria.

 

Fora dessa situação, toda comunicação do Departamento com os condutores e donos de veículos é realizada apenas de duas formas: 1) por correspondência enviada pelos Correios ao endereço de cadastro do veículo ou da habilitação; ou 2) por mensagem de texto via celular (quando autorizado pelo cidadão no portal do Detran.SP, mediante cadastro prévio).

 

 

Código do comunicado: K0033/2014    Substitui o comunicado:

 

Tipo de comunicado: Informações Complementares

 

 

Prodesp
Secretaria de Planejamento e Gestão