Poupatempo
GUIA DE INFORMAÇÕES
Pesquisa por nome:
Comunicados

Procedimento de recurso em 2ª instância ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran)

OBRIGATÓRIO INFORMAR AO CIDADÃO

 

05/11/2013: 05/11/2013

 


O cidadão não deve recorrer direto ao Cetran.


Conforme estabelece a resolução 299 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), válida em todo o país, os recursos devem ser apresentados diretamente ao órgão autuador, que possui uma Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) para análise das defesas em 1ª instância.
 

Se for indeferida e o cidadão desejar apresentar recurso em 2ª instância, a JARI do próprio órgão autuador será a responsável por enviar o recurso para análise do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), que precisa do processo analisado em 1ª instância para avaliar o pedido do condutor.
 

Por exemplo: o cidadão recebeu uma multa do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), apresentou recurso em 1ª instância para o DER e ele foi indeferido. Caso não concorde, o cidadão poderá recorrer em 2ª instância, mas para isso deverá protocolar o recurso destinado ao Cetran no próprio DER, que unirá o processo em 1ª instância e remeterá junto com o recurso em 2ª para o Cetran.


O mesmo vale para multas aplicadas pelos demais órgãos de trânsito das prefeituras, além das emitidas pelo próprio Detran.SP, devendo a Jari da Ciretran que indeferiu o recurso encaminhar para o Cetran, quando solicitado pelo motorista.

 

Atualmente, tanto o Protocolo Geral da Boa Vista, n.º 221, quanto o próprio Cetran já não aceitam receber recursos em 2ª instância direto do cidadão.

 

Código do comunicado: J0048/2013    Substitui o comunicado:

 

Tipo de comunicado: Informações Complementares

 

 

Prodesp
Secretaria de Planejamento e Gestão