Inspeção Ambiental Veicular - Tira-dúvidas

: 17/10/2013

Para assuntos relacionados à Inspeção Ambiental Veicular, como reagendamento, reembolso e taxas, solicitamos que o interessado entre em contato com a Central de Atendimento da Prefeitura de São Paulo (156).

A seguir, relação dos principais esclarecimentos repassados pela Prefeitura de São Paulo.

1) Há alguma mudança no licenciamento de automóveis?
Com a volta da inspeção veicular, somente veículos aprovados na vistoria poderão ser licenciados.

2) A inspeção de meu veículo estava agendada para segunda, terça ou quarta-feira (quando ela ficou suspensa, entre os dias 14, 15 e 16/out), o que devo fazer agora que o prazo passou?
Os automóveis que tinham inspeção agendada entre segunda terça ou quarta-feira (14, 15 e 16/out), período em que o serviço ficou interrompido, deverão realizar um novo agendamento pela internet, no site da Controlar.

3) Perdi a vistoria marcada para esta quinta. Terei que agendar e pagar a taxa mais uma vez?
Os donos de veículos que tinham vistoria marcada para esta quinta-feira e não compareceram deverão agendar uma nova data, mas não terão que pagar o valor da taxa novamente.

4) Fiz o agendamento, mas pedi o reembolso da taxa quando soube da suspensão da inspeção. Terei que pagar novamente para marcar uma nova data?
Quem solicitou o reembolso da taxa sem ter feito a inspeção terá que agendar uma nova data, mas só deverá pagar a taxa de R$ 47,44 novamente se o dinheiro já tiver sido devolvido.

5) Meu carro já havia sido aprovado na inspeção deste ano. Ainda tenho direito ao reembolso?
Sim, donos de veículos que já foram aprovados na inspeção ambiental poderão solicitar o reembolso da taxa normalmente, acessando o site da prefeitura.

6) Meu carro foi reprovado na primeira inspeção e não fiz a segunda vistoria por causa da suspensão temporária. Terei que pagar outra taxa?
Veículos que foram reprovados na primeira inspeção têm direito a refazer a vistoria em um prazo de até 30 dias sem necessidade de pagar outra taxa. Aqueles que não realizaram a segunda vistoria dentro do prazo por conta da interrupção do serviço terão um novo período para refazer a inspeção sem ter que pagar uma nova taxa.

Código do comunicado: J0046/2013    Substitui o comunicado:

Tipo de comunicado: Informações Complementares