Poupatempo
GUIA DE INFORMAÇÕES
Pesquisa por nome:
Comunicados

Provas teóricas para primeira habilitação na Capital passam a ser feitas no computador

OBRIGATÓRIO INFORMAR AO CIDADÃO

 

10/06/2013: 10/06/2013

 


O Detran.SP passa a oferecer, nas unidades Armênia, Aricanduva e Interlagos, na capital paulista, a prova teórica eletrônica para quem vai tirar a primeira habilitação. Computadores agora substituem os cadernos de questões e as folhas de respostas, utilizados até então.


O exame eletrônico oferece o resultado logo após a conclusão do teste, o candidato também ganha tempo de prova, já que não precisa mais preencher gabarito. Além disso, a capacidade de aplicação de provas aumentou, pois não é preciso esperar a formação de turmas: basta que o teste teórico seja pré-agendado pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs).


Além de agilizar o processo de habilitação, a prova eletrônica conta com um banco ampliado de questões, com foco na segurança no trânsito, cidadania e direção defensiva.


O teste de forma eletrônica  também está disponível em Guarulhos, Osasco, Suzano, Miracatu, Cajamar, Indaiatuba, Limeira, Itaquaquecetuba e Jales. Gradativamente, a prova em computador será implantada em outras unidades de trânsito do Estado.


Funcionamento :


O exame eletrônico é respondido por meio de um teclado específico, com as funções de iniciar a prova, selecionar a alternativa considerada correta, avançar ou retornar às perguntas e finalizar o exame.


A prova destinada aos futuros motoristas aborda questões de Meio Ambiente, Cidadania, Mecânica, Legislação de Trânsito, Direção Defensiva e Noções de Primeiros Socorros. Apesar de eletrônica, ela só pode ser feita nas unidades do Detran.SP.

 

Composto por 30 questões, selecionadas aleatoriamente, o teste deve ser feito em 40 minutos. Será aprovado quem acertar pelo menos 21 questões (aproveitamento mínimo de 70%).


Para cada pergunta, são oferecidas cinco alternativas de resposta (A, B, C, D e E), sendo apenas uma a correta. Com a nova tecnologia, o resultado é divulgado logo após a finalização do exame, indicando a quantidade de acertos e erros em cada uma das temáticas abordadas.


Para familiarizar os candidatos com a ferramenta e auxiliá-los nos estudos, o Detran.SP disponibiliza o "Simulado de Prova Detran" no portal www.detran.sp.gov.br . O acesso deve ser feito no menu de "Serviços Eletrônicos", localizado na lateral direita da página inicial.

 

 

Código do comunicado: J0021/2013    Substitui o comunicado:

 

Tipo de comunicado: Informações Complementares

 

 

Prodesp
Secretaria de Planejamento e Gestão