Poupatempo
GUIA DE INFORMAÇÕES
Pesquisa por nome:
Comunicados

Unidades do Detran.SP - paralisação temporária de parte dos funcionários

 

 : 20/06/2016

 

 

Postos permanecerão abertos mesmo com a paralisação temporária de parte dos funcionários. Cidadãos têm a opção de realizar quase 30 serviços de trânsito pela internet e também contam com os postos Poupatempo

 

O Detran.SP informa que suas unidades estão operando em todo o Estado. Mesmo com a paralisação temporária de parte dos funcionários públicos iniciada na manhã desta segunda-feira (20/6), o atendimento é mantido com os funcionários terceirizados e a parcela de servidores que optaram por cumprir com suas atividades e não aderir ao movimento. Além disso, a lei de greve prevê a continuidade do serviço público prestado. Portanto, a categoria deverá conservar uma parcela do efetivo trabalhando.

 

O Departamento de Trânsito fará todos os esforços necessários para manter o atendimento em suas unidades, minimizando os impactos negativos que a paralisação pode causar aos usuários. No entanto, o prazo para emissão de alguns documentos pode ser maior do que o habitual.

 

Importante destacar que o cidadão pode fazer quase 30 serviços de trânsito de forma 100% online, no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), sem sair de casa. Outra opção é ir aos postos Poupatempo, que oferecem os principais serviços de trânsito.

 

Já o licenciamento de veículo e a troca da 1ª habilitação pela CNH Definitiva podem ser solicitados eletronicamente via rede bancária. Basta pagar a taxa do serviço no caixa eletrônico ou no internet banking junto com o custo de envio pelos Correios, que é de R$ 11, para receber o documento em casa.

 

O Disque Detran.SP, central telefônica para obter informações sobre os serviços de trânsito, funciona normalmente. Cidadãos dos municípios com DDD 11 podem ligar para o telefone 3322-3333. Já os moradores das demais localidades devem ligar no 0300-101-3333.

 

 

Diálogo constante - O Departamento de Trânsito mantém amplo diálogo com a categoria. O Detran.SP tem atuado de forma transparente e realiza reuniões frequentes para debater as reivindicações com o grupo de trabalho formado por representantes do Sindicato, da Associação e dos próprios servidores.

 

A reivindicação do benefício de alimentação já foi atendida pela autarquia. O edital da licitação foi publicado no início de junho e o processo de contratação da empresa que fornecerá o vale-refeição aos servidores públicos do órgão em todo o Estado está em curso. Mais de 3 mil profissionais serão beneficiados com o valor diário de R$ 23. Para as categorias de oficiais de trânsito e oficiais administrativos lotados no interior, o benefício representa um complemento de 18,33% em relação ao salário mensal. Já para os agentes de trânsito, equivale a um adicional de 11,24%.


Em um momento delicado do país, com crise econômica e queda de arrecadação, qualquer reajuste salarial deve ser amplamente debatido e analisado para não comprometer o orçamento fiscal vigente.

 

 

Confira abaixo os principais serviços oferecidos no portal do Detran.SP e no Poupatempo:

 

Pela internet:

- CNH: Solicitar 2ª via da CNH; Acompanhar andamento dos serviços de CNH; Agendamento de serviços de CNH; Defesa e recurso de CNH em suspensão ou cassação; Consultar pontos da CNH; Consulta de aulas práticas; Consulta de aulas teóricas; Consulta de agendamentos; Consulta do resultados de provas; Simulado de prova teórica; Certidão da CNH; Atualização de endereço da CNH; Acompanhamento do processo de 1ª habilitação; CNH Definitiva; Permissão Internacional para Dirigir (PID).

- Veículos: Acompanhar andamento dos serviços de veículos; Agendamento de serviços de veículos; Comunicação de venda; Atualização de endereço de veículos; Pesquisa de débitos e restrições de veículos de terceiros; Pesquisa de débitos e restrições de veículos do proprietário; Pesquisa para emissão da 2ª via do licenciamento; Pesquisa de gravame (restrição para compra ou venda).

- Infrações: 2ª via de multas para veículos registrados em outro Estado; Indicação de condutor (real infrator); Solicitar e acompanhar defesa e recurso contra multas aplicadas pelo próprio Detran.SP; Pedir a aplicação de Advertência por escrito.

 

No Poupatempo: Pré-cadastro e coleta biométrica (assinatura, impressões digitais e fotos) para dar início aos serviços de 1ª habilitação, renovação da CNH; adição de categoria; mudança de categoria e transferência de habilitação de outro município do Estado de São Paulo (precisa agendar); Certidão da CNH (consulta e emissão); Comunicação de venda de veículo; Consulta de pontos da CNH; Licenciamento de Veículo; 2ª via de licenciamento; Consulta de multas e Permissão Internacional para Dirigir (PID).


 

DETRAN.SP:
O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão. Para obter mais informações sobre o papel do Detran.SP, clique neste link: http://scup.it/aanx

 

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:
Portal - www.detran.sp.gov.br
Disque Detran.SP - Capital e municípios com DDD 11: 3322-3333. Demais localidades: 0300-101-3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) - Acesso pelo portal, na área de "Atendimento".


 

 

Código do comunicado: J0008/2016    Substitui o comunicado:

 

Tipo de comunicado: Informações Complementares

 

 

Prodesp
Secretaria de Planejamento e Gestão